segunda-feira, 10 de maio de 2010

Philip Marlowe

Philip Marlowe é um detective privado de Los Angeles criado por Raymond Chandler. Com o surgimento desta personagem a literatura policiaria deu um salto qualitativo abrindo-se a um novo estilo, à aceitação pela crítica e ganhando novos públicos.
Chandler publicou sete livros com aventuras deste personagem, deixndo um oitavo incompleto.
1939, À beira do abismo
1940, Perdeu-se uma mulher
1942, A janela alta
1943, A dama do lago
1949, Ingénua perigosa
1953, O imenso adeus
1958, O bode espiatório.
A morte veste de seda seria terminado por Robert parker e publicado em 1984.
Antes de ser detective privado, Marlowe trabalhou no gabinete do Promotor Distrital, mas foi despedido por insubordinação.
Tem uma má relação com a polícia, chegando mesmo a ser agredido com violência, não se coibindo de ocultar um crime se achar que o criminoso estava do lado da razão.
Trata-se de uma personagem que todos os apreciadores de literatura policial devem conhecer.

Raymond Chandler

1 comentário:

  1. Sabe Paulo, é difícil dizer "este ou aquele" foi o maior escritor policial de todos os tempos. Mas, no genero "hard-boiled", dos detetives particulares (ou privados como se diz em Portugal), eu me arrisco a dizer que Raymond Thorton Chandler foi o melhor de todos. Ele mesmo achava que Dashiell Hammett foi o maior mas eu discordo. Por mais que "The Maltese Falcon" seja uma obra-prima, o trabalho de Chandler está "um degrau acima". E tudo que veio depois, seja Ross Macdonald, John D. Macdonald,Lawrence Block, Manuel Vazquez Montalban ou Loren D. Estleman, tem um dívida imensa para com o talento de Chandler. Philip Marlowe,como dizia Vincent Starrett sobre outro grande, Sherlock Holmes, estará sempre vivo para aqueles que o amam "in a romantic chamber of the heart, in a nostalgic country of the mind..."
    Cássio

    ResponderEliminar