sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dez dias de mistério

Dez dias de mistério é uma obra interessante de Ellery Queen. Queen regressa a Wrightsville, onde já resolvera dois casos, para ajudar uma seu conhecido que sofre ataques de amnésia que fazem com que desapareça durante longos períodos sem saber o que lhe acontece.
O caso centra-se em redor de quatro personagens, com características perfeitamente distintas.
Ao contrário da maior parte dos livros policiais em que cedo há um crime, o assassínio apenas irá ocorrer numa fase terminal da obra, não sendo por isso que esta tem menos interesse.
Fugindo um pouco ao estilo habitual das obras de Queen, este modelo de suspense emistério acabaria por ter grande sucesso com escritores como por exemplo Mary Higgins Clarck.
Este livro é sem dúvida uma das melhores construções desta dupla de autores. Muito embora se considerar que a história possa ser inverosímil, a verdade é que o brilhantismo do criminoso e da dedução (ou deduções!!) ultrapassa qualquer crítica que possa ser feita.
Apesar de Ellery Queen( personagem) prometer que aquele seria o seu último caso, devido às sequelas psicológicas que lhe deixou, muitas obras se seguiram a esta publicada em 1948.

2 comentários:

  1. Bom dia!

    Sou brasileira e tenho comprado vários livros policiais em sebos da minha cidade. Tive curiosidade de saber sobre os autores, temáticas, ediçoes e procurando no google encontrei esse site, com as coleçoes, biografias, então eu agradeço pelas dicas.

    Miss (andreaparker84@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Prezado Paulo, a sua análise sobre a qualidade técnica de "Ten Days Wonder", de Ellery Queen é perfeita. Nada a acrescentar. Mas eu tenho que confessar que o mais memorável, na minha opinião, neste livro publicado pela Livros do Brasil em abril de 1953, é o trabalho de capa do falecido e genial Candido Costa Pinto. Simplesmente perfeita.E você, caro Paulo, sempre que analisa as obras, procura ilustrar suas críticas com as capas dos livros e isso é fundamental. Não é por acaso que a minha compatriota acima, "MissAndreaParker", gostou do seu blog. Parabéns, mais uma vez, pela qualidade e dedicação do seu trabalho Paulo.
    Cássio (do Brasil)

    ResponderEliminar