segunda-feira, 22 de junho de 2009

Donald Lam e Bertha Cool

Donald Lam e Bertha Cool formam uma dupla de detectives particulares criados por Erle Stanley Gardner, que usou o pseudónimo A.A. Fair nesta série de livros.
Donald Lam é o elemento principal da dupla, surgindo como narrador de quase todos os casos. No primeiro episódio apresenta-se como candidato a um emprego na agência de que Bertha Cool é proprietária. Como esta apenas se identifica por Cool, ele comete o mesmo erro que muitos clientes cometerão: achar que vai falar com Mr. Cool.
É neste primeiro episódio que se fica a saber que Donal Lam já não tem família e, sendo advogado, está suspenso pela ordem. Defendeu que se poderia cometer um crime e ficar absolvido, aproveitando as falhas do sistema judicial americano. Neste primeiro episódio irá ter a oportunidade de testar consigo próprio essa teoria.
Mais tarde Donald Lam passará a sócio da agência.
Lam é franzino sendo por isso, às vezes, vítima de violência. O seu nome é quase sempre confundido com Lamb ( cordeiro).
Berta Cool é uma divorciada, que pesa mais de setenta quilos, e apenas pretende ganhar muito dinheiro, contando todos os cêntimos das despesas. Frequentemente acusa Lam de ser esbanjador e deixar-se cair no encanto das clientes.
Um dos casos, De noite todos os gatos são pardos, é resolvido apenas por Bertha Cool, dado Lam se encontrar a participar na II guerra mundial
Outras personagens habituais são Elsie a secretária de Donald Lam, apaixonada por ele, e o sargento Frank Sellers, que acha que Lam é capaz de infringir a lei para ajudar as clientes. Frank e Bertha têm uma relação de cumplicidade que também está ligada a uma ligação sentimental que sentem mas não assumem.

Sem comentários:

Enviar um comentário