quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Noite de angústia

Este livro faz parte de uma aquisição feita há algum tempo, de vários exemplares da coleção Xis, que foi um sucesso editorial nos anos 50 e 60 do século passado. É o número 96, publicado em 1960, com uma novela e um conto mais curto, de um dos escritores mais divulgados naquela coleção.
William Irish é um dos grandes autores policiais da primeira metade do século XX, criando situações de grande suspense e originalidade.
A originalidade não falta neste Noite de angústia, publicado originalmente na Detective Fiction Weekly, em junho de 1938, podendo ser até questionável a exequibilidade do processo utilizado para cometer os crimes.
O título original é The room with something wrong, remetendo imediatamente para o cerne da história. Um quarto de hotel onde acontece uma série de mortes que a polícia classifica como suicídios, mas que o detetive do hotel considera terem sido crimes. Mesmo quando apresenta provas do homicídio à polícia, esta não as considera válidas.
Será contra todos, polícia e proprietário do hotel, que Striker, assim se chamava o detetive, pondo em risco a sua vida, decide provar que existe crime e descobrir quem é o criminoso.

Este livro é composto por um outro conto, Madrugada trágica, que narra os últimos momentos de um condenado à guilhotina em França, e da tentativa feita pela namorada para que o carrasco não consiga executar a sentença, tendo um final surpreendente.

Sem comentários:

Enviar um comentário