quinta-feira, 8 de abril de 2010

Harley Quinn e Mr. Satterthwaite

Estes dois detectives amadores são duas personagens pouco relevantes no universo da escritora Agatha Christie. Costumam surgir em duo, embora Mr. Satterthwaite se intrometa em dois casos de Hercule Poirot “Tragédia em três actos” e “ Morte nos estábulos”.
Mr. Satterthwaite é considerado, regra geral, um mero adereço nos casos de Harley Quinn, embora em alguns casos seja Mr. Satterthwaite quem deslinda o mistério.
Mr. Satterthwaite, tem 62 anos, é baixo, apresenta um ar encurvado e ressequido. Solteiro, é bisbilhoteiro, dado o seu gosto de saber da vida alheia. Tem um aspecto snob incorrigível, mas mesmo assim consegue ser bastante sociável devido à sua simpatia.
Tem uma valiosa colecção de arte, e a sua opinião é apreciada por críticos peritos e artistas, e é um grande admirador de ópera.
Tem por hábito visitar as mansões dos seus velhos amigos e conhecidos aos domingos de manhã.
Harley Quinn é um homem misterioso. Surge e desaparece sem que alguém se aperceba de como o faz. Quinn é alto magro e moreno.
As suas aparições estão por vezes associadas a fenómenos luminosos locais, que parecem fazer com que os seus fatos brilhem de forma multicolor como o fato de Arlequim. Até o próprio nome tem a sonoridade da palavra Arlequim em língua inglesa.
Quinn dá um toque de sobrenatural, que nunca fica esclarecido aos casos em que surge. Parece que Agatha Christie, que sempre colocou as suas personagens a descobrir casos estranhos, a negar a intervenção sobrenatural, criou esta personagem para fazer exactamente o oposto.Afirmava até ser esta a sua personagem favorita.
Harlley Quinn apenas surge em contos. Eis a lista das suas aparições.
A aparição de Mr Quin
A sombra na vidraça
A estalagem do Bobo
O sinal no céu
A alma do croupier
Nos confins do mundo
A voz na escuridão
O rosto de Helena
O cadáver de Arlequim
A ave da asa quebrada
O homem vindo do mar
A vereda de Arlequim
Os amantes suspeitos
O serviço de chá de Arlequim

Sem comentários:

Enviar um comentário