quarta-feira, 28 de abril de 2010

Simon Lash

Simon Lash é um antigo advogado que trabalha como detective privado. Deixou a advocacia quando a namorada o abandonou casando com outro. A namorada é a cliente do primeiro caso conhecido.
O seu escritório é em Los Angeles, decorrendo os seus casos na parte oeste do continente americano, não só na Califórnia mas também nos estados vizinhos. É um especialista na história da conquista do oeste, coleccionando livros antigos sobre o tema.
A preguiça é um dos seus defeitos. Apenas aceita trabalho quando está com falta de dinheiro, recusando-se, mesmo nessa situação, a tratar de casos que envolvam procura de provas para divórcio.
Tem uma boa relação com as forças policiais.
Com Simon Lash trabalha Eddie Slocum, que além do clássico trabalho de mordomo, também trata das finanças do patrão e participa nos casos que surgem.
Esta personagem criada por Frank Gruber, surgiu em três obras, entre 1941 e 1948:
Investigação perigosa
O baú dos búfalos
O livro mortífero

sábado, 24 de abril de 2010

Simenon

A editora Asa lançou em Março de 2004 a colecção Simenon, com o objectivo de publicar as obras deste autor.
Com novas traduções iniciou com o primeiro romance em que surge Maigret,
Maigret & Pietr, o Letão, publicado pela primeira vez em 1931.
Seguir-se-ia O assassino do canal.
A colecção não se dedicou apenas aos livros em que Maigret era a personagem principal, publicando outras obras como A pousada da Alsácia.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Obras Escolhidas de Erle Stanley Gardner e A.A. fair

Obras Escolhidas de Erle Stanley Gardner e A.A Fair, foi uma colecção da editora Livros do Brasil, na década de 80, republicando textos já saídos na Colecção Vampiro e outros em que tal não sucedera.
Com a publicação de duas obras por volume, chegou ao número 50.
No número 1 saiu O caso da jovem arisca e O caso da fotografia misteriosa, chegando ao número 50 com O caso da concorrente majestosa e O caso do administrador atrapalhado.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Henry Merrivale

Henry Merrivale é mais uma personagem gorda saída da imaginação de John Dickson Carr, pesando mais de 100 quilograms.
Foi chefe dos serviços secretos ingleses, sendo também advogado e médico. Nas suas investigações tem uma boa relação com a polícia, em especial com o seu amigo Masters, inspector da Scotland Yard. É especialistas em resolver os chamados crimes em quarto fechado.
Quando tem de conduzir deixa em pânico qualquer pessoa que se sente no mesmo veículo que ele, embora tenha de si a ideia de que é um excelente condutor.
Surgiu pela primeira vez em The Plague Court Murders em 1934. Em Portugal A Empresa Nacional de Publicidade publicou o livro sob o título A casa da peste.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lua Cheia

O título da colecção prometia; Lua Cheia. Os dois primeiros volumes também:
O diário secreto de Laura Palmer e O fim de Philip Banter , mas desta colecção editada pela Terramar em 1994 não encontro qualquer outro volume publicado.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Harley Quinn e Mr. Satterthwaite

Estes dois detectives amadores são duas personagens pouco relevantes no universo da escritora Agatha Christie. Costumam surgir em duo, embora Mr. Satterthwaite se intrometa em dois casos de Hercule Poirot “Tragédia em três actos” e “ Morte nos estábulos”.
Mr. Satterthwaite é considerado, regra geral, um mero adereço nos casos de Harley Quinn, embora em alguns casos seja Mr. Satterthwaite quem deslinda o mistério.
Mr. Satterthwaite, tem 62 anos, é baixo, apresenta um ar encurvado e ressequido. Solteiro, é bisbilhoteiro, dado o seu gosto de saber da vida alheia. Tem um aspecto snob incorrigível, mas mesmo assim consegue ser bastante sociável devido à sua simpatia.
Tem uma valiosa colecção de arte, e a sua opinião é apreciada por críticos peritos e artistas, e é um grande admirador de ópera.
Tem por hábito visitar as mansões dos seus velhos amigos e conhecidos aos domingos de manhã.
Harley Quinn é um homem misterioso. Surge e desaparece sem que alguém se aperceba de como o faz. Quinn é alto magro e moreno.
As suas aparições estão por vezes associadas a fenómenos luminosos locais, que parecem fazer com que os seus fatos brilhem de forma multicolor como o fato de Arlequim. Até o próprio nome tem a sonoridade da palavra Arlequim em língua inglesa.
Quinn dá um toque de sobrenatural, que nunca fica esclarecido aos casos em que surge. Parece que Agatha Christie, que sempre colocou as suas personagens a descobrir casos estranhos, a negar a intervenção sobrenatural, criou esta personagem para fazer exactamente o oposto.Afirmava até ser esta a sua personagem favorita.
Harlley Quinn apenas surge em contos. Eis a lista das suas aparições.
A aparição de Mr Quin
A sombra na vidraça
A estalagem do Bobo
O sinal no céu
A alma do croupier
Nos confins do mundo
A voz na escuridão
O rosto de Helena
O cadáver de Arlequim
A ave da asa quebrada
O homem vindo do mar
A vereda de Arlequim
Os amantes suspeitos
O serviço de chá de Arlequim

domingo, 4 de abril de 2010

Obras Escolhidas de Rex Stout

Obras Escolhidas de Rex Stout foi mais um lançamento da editora Livros do Brasil, que aproveitou o sucesso deste autor na colecção vampiro.
Constituída por 10 livros, a colecção publicou duas obras por volume, abarcando as várias fases da personagem Nero Wolfe.
1 – Picada mortal/ Cozinheiros a mais
2 – A quadrilha de Rubber/ Por cima do meu cadáver.
3 – O caso do testamento/ O cadáver que não se calou
4 – Duplo crime na rádio/ Caçada ao senhor X.
5 – Problemas a triplicar/ Três mistérios
6 – O livro assassino/ Três testemunhas
7 – A vida por um fio/ Crimes e mais crimes
8 – Morte em três actos/ Onde está a mãe?
9 – A morte bateu à porta/ Onde está o pai?
10 – O culpado que se apresente/ Um caso familiar.