quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Colecção Corvo

A colecção policial Corvo surgiu corria o ano de 1956.
Em formato de bolso, apresentou uma diversidade de autores interessantes. De acordo com o catálogo da Biblioteca Nacional terão sido publicados 37 volumes, até 1961 ou 1962.
Era editada pelas Edições Surpresa sedeada em Vila do Conde.
Os primeiro cinco volumes editados foram:
O sinal da sombra de Maurice Leblanc
Histórias proibidas de Jacques Futrelle
Alta traição de Phillips Oppenheim
Relíquia Sangrenta de Sax Rohmer
Os fortes também morrem de Rex Stout


Volume nº 25 Homens da noite de E. C. Blake

2 comentários:

  1. Caro Paulo:
    Não sabe por acaso a que livro corresponde o n.º35? Eu tenho todos os números até ao 33, e tenho também o 36 e o 37. Faltam-me o 34, que é (segundo a Porbase) um livro de Paul Kenny intitulado Planos Secretos, mas não encontro nenhuma referência ao 35. E dá-se o caso curioso de o 36 ostentar esse número na lombada, mas ter no interior o n.º 35. Se o erro estiver na lombada, admito que possam ter depois publicado o livro seguinte com o n.º37, quando na verdade era o 36.º Se estiver interessado na relação dos restantes, tenho gosto em lha enviar por mail.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo esclarecê-lo sobre a informação que pretende, mas a sua análise poderá estar correta, e existirem apenas 36 livros.Tenho gravado um trabalho académico que encontrei na net há uns anos sobre a biblioteca de um colecionador, que possui muitas coleções completas, incluindo as que se publicaram na década de 50. A coleção Corvo é a única dessa década que surge no trabalho como incompleta. Na biblioteca do colecionador apenas existiam 36 livros dos 37 que surgem na numeração da coleção. Talvez isso se deva realmente à publicação de apenas 36 livros.

    ResponderEliminar