sexta-feira, 24 de julho de 2009

Maurice Leblanc

Maurice Leblanc nasceu em Rouen, França, em 11 de Novembro de 1864. Possuidor de uma imaginação viva, desde cedo manifestou intenção de se dedicar à escrita.
Apesar dessa sua vontade, teve que trabalhar numa fábrica do seu pai, até que conseguiu finalmente ir para Paris, onde começou por trabalhar como jornalista.
Foi em 1905 que criou a personagem de Arséne Lupin, num pequeno conto para o magazine “Je sais tout”. O sucesso foi tão grande, que o editor lhe pediu mais contos.
Até 1935 muitos contos, romances e peças de teatro se seguiram.
Durante a ocupação alemã da França na I Guerra Mundial a obra de Leblanc esteve proibida, pois a obra “L’eclat d’obus” publicada durante a guerra 1914-18 desagradara aos alemães. Morreu em 6 de Novembro de 1941.

2 comentários:

  1. Olá Paulo. Li o post s/ "Um crime capital". Na verdade grande livro e história, apesar de parecer uma brincadeira. Os livros do FJV são isso mesmo. Para levar a sério. A m/ visita "criminal" de hoje é no sentido de lhe deixar duas indicações s/ o pulsar da actual novela negra em Espanha. Outra vez um boom total. Deixo 2 coordenadas.

    Cruce de cables em http://crucedecables.blogspot.com

    e

    el investigador
    http://policiasenlared.blogspot.com

    Saudações, boas leituras e férias se for caso disso, de preferência c/ crimes...

    ResponderEliminar
  2. Olá José Leandro.
    Obrigado pelas duas ligações que deixou.
    Saudações e "bons crimes" para si também.

    ResponderEliminar